Reflexão – É o processo de reflexão interno (comigo mesmo).
Interação – É o processo de interagir com as pessoas
Sistema de Comunicação – É o processo de expressão do cachorro, gato, pássaros etc...
Signo – Qualquer elemento que não esta sendo utilizado naquilo que é fim especifico.
Ex: Uma cadeira que não tem ninguém assentado. Pode ser usada como uma arma, por exemplo.
Linguagem Verbal – A escrita e a oralidade
Linguagem Não Verbal – A imagem
Linguagem Para Verbal – Quando o corpo da alguma informação.
Ex: Uma pessoa suada – pode estar com febre, nervosa ou anciosa.
Efeito de Complementaridade – São varias linguagem ao mesmo tempo.
Ex: Uma foto de uma pessoa gesticulando para se comunicar. (o corpo fala)
Poesia – Sentimento
Poema – Transcrição do sentimento (a escrita)
Sinestesia – A imagem criada no subconsciente daquilo que você vê como se estivesse comendo.
Obs. Na área da Saúde isto é uma doença. Em LETRAS é a sensibilidade de lembrar um fato vendo uma imagem, ou sentindo um perfume, por exemplo.
Consonância – Harmonia
Intertextualidade – É quando existe dialogo ou consonância (Harmonia) entre o texto.
Charge – Critica Social (apenas um quadrinho)
Quadrinhos – Critica Social (vários quadrinhos)
Pictórico – Conceito por intermédio das cores
Ex: Semáforo, Vermelho indicando perigo, o branco a paz e etc...
ORIGEM – MÃE DE TODAS AS LINGUAS
- Lingua Indo Européia
Normas:
Norma Padrão – Norma culta de se falar
Norma Coloquial – Esta entre a norma padrão e a norma popular, sabe lidar com as duas sem sofrer alteração.
Norma Popular - A que se usa para comunicar com o sitiante, com as pessoas sem nos preocuparmos com a norma padrão.
Idiossincrásico – Sentido Denotativo – Sentido figurado (D.R)
Conotativo – Sentido figurado (Pictórico) (C.F)
Ex: As cores – Vermelho – Perigo, sangue e morte
Verde – Esperança
Variação Lingüística Estigmatizada – Que foge da norma padrão (culta)
Neologismo – Toda palavra que não é dicionalizada ou nova
Ex. Faseno/ não é dicionalizada
Fazendo já é.
Texto – Unidade de Sentido (A palavra deriva do latim Textum = Tecido)
Raciocínio – Partindo de uma idéia básica, cria-se uma terceira idéia.
Obs. Idéia Cientifica
INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS
Howard Gardner
Inteligência Espaço Visual – Capacidade cerebral de ver o espaço ao lado (mais constante no homem do que na mulher)
Inteligência Musical – Capacidade de notar minutos, segundos, horas, compor musicas, letras, definir o sonoro.
Inteligência Interpessoal – Capacidade de se relacionar com outras pessoas (Político).
Inteligência Intrapessoal – Auto-estima.
Inteligência Naturalista – Estado de contemplação da natureza (Capacidade de admirar).
Inteligência Existencial – Estado de espírito (como você se sente dentro do segmento religioso que segue e acredita, motivado ou desmotivado).
Inteligência lingüística – A Sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias.
Inteligência Lógico-Matemática – Descritos por Gardner como a sensibilidade para padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolve-los.
Inteligência Cinestésica Corporal – A capacidade de saber usar o próprio corpo (Atletismo), habilidade para desenvolver a coordenação no movimento do corpo (dançarinos).
1916 – FERDINAND DE SAUSSURE
Linguagem
Linguagem – Língua – Langue.
Fala – Sócio Lingüística – Parole
Em 1980 a 1984 a língua no Brasil foi denominada como: Comunicação e Expressão.
O estudo da língua apenas em um período como (1984) podemos chamar de Sincronia (aquilo que é atual).
O estudo da língua no eixo de sucessividades como (1984 a 2009) chamamos de Diacronia (aquilo que esta fundamentado no eixo de sucessividades).
Sintagmático - Tudo aquilo que é superficial.
Paradigmático – Tudo que for profundo, passível de mudança.
Ex:
Linearidade – Linha
Ex: Uma criança que foi batizada com o nome Pedro, sempre ou por toda vida se chamara Pedro.
Arbitrariedade – Liberdade
Ex: Uma Criança que acabou de nascer, pode levar qualquer nome se ainda não foi lhe dado um nome.
Babel – Confusão das Línguas = Teoria do Caos.
ESTRUTURALISMO
Edward Sapir
Trabalha a estrutura (Morfologia e Sintax)
As
Artigo Definido
Três
Numeral cardinal
Arvores
Substantivo Comum, simples, primitivo
Estavam
Verbo, estado, ligação
Secas
Adjetivos
Pela
Preposição
Fauta
Substantivo (a)
De
Preposição
Sol
Substantivo
DISTRIBUCIONALISMO
Bloomfield
As meninas belas
Sujeito
Esqueceram
Predicado
Verbo Transitivo Indireto
Os livros
Objeto Direto
FUNCIONALISTA
Roman Jakobson
a) Emotiva (locutor)
b) Conativa (alocutário)
c) Fática (contato)
d) Referencial (contexto)
e) Metalingüística (código)
f) Poética (quando esta desprovida de um contexto ou referencial)
GERATIVO-TRANSFORMACIONAL
Noam Chomsky
A capacidade de gerar uma nova palavra TRANSFORMANDO.
Competência – Conhecimento da teoria
Desempenho – O ato de aplicar a teoria (competência)
Podemos dizer que a pessoa que tem conhecimento da Teoria é competente.
Mal desempenho – que não se sabe aplicar a teoria.
Aulas Ministradas pelo Professor:
Cleuber Cristiano
Resumo Feito pelo Aluno:
Rodrigo Venceslau
Resumo/Letras 1º Semestre
Esse blog foi uma ótima idéia vai nos ajudar muito..Parábens Ass/:Ivanety Magalhaes
ResponderExcluirSim, com certeza, acredito muito nisso, vamos criar uma aliança de interação, e deixar nossas ideias baseadas em conhecimentos cientificos percorrer o mundo.
ResponderExcluirParabens!!!
Aos Discentes do Curso de Letras Unic.
Rodrigo