quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Para onde vai a Educação?

No mundo capitalista em que vivemos não é difícil enxergamos para onde vai a Educação, pois nesta sociedade exploradora “os melhores” têm maiores oportunidades, enquanto que os menos favorecidos sustentam “os melhores”.
A educação pública está em condições lastimáveis, pois no modelo econômico atual em que vivemos que é capitalista, o aprendizado não é prioridade, muito menos tem estrutura ou qualidade para atender a população que dela necessita e isso acarreta muitos outros problemas, como a miséria, a fome, a violência e a desigualdade, não somente social, mas econômica e moral de cada indivíduo.
A sociedade deveria enxergar e fazer da educação uma transformação da perfeição social e harmônica entre as pessoas, para que pudéssemos ser realmente cidadãos éticos e de bem.
O ensino tem que ter apoio, estrutura e qualidade, pois enquanto nossas autoridades empurrar “com a barriga”, a educação não irá caminhar no rumo certo, e a sociedade precisa ser crítica para modificar a realidade escolar, pois é através da educação que nos tornamos cidadãos conscientes e responsáveis.
Contudo, já dizia Machado de Assis “Uma vez entrado na carreira, deves pôr todo o cuidado nas idéias que houveres de nutrir para uso alheio e próprio. Ou melhor será não ter absolutamente nenhuma...” (O Alienista e Outros Contos).

***
Danúbia Alves, Acadêmica do Curso de Letras, Noturno-UNIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário