sexta-feira, 16 de abril de 2010

AS REFERÊNCIAS

A Norma Brasileira de Referência - NBR 6023, de ago./2002, com vigência a partir de 29.09.2003, é a norma que especifica os elementos a serem incluídos nas REFERÊNCIAS e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.
É o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual.
Ela destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros.

5.1. DEFINIÇÕES
A seguir, as definições apresentadas na NBR-6023.
5.1.1. autor(es): Pessoa(s) física(s) responsável(eis) pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento.
5.1.2. autor(es) entidade(s): Instituição(ões), organização(ões), empresa(s), comitê(s), comissão(ões), eventos(s), entre outros, responsável(is) por publicações em que não se distingue autoria pessoal.
5.1.3. capítulo, seção ou parte: Divisão de um documento, numerado ou não.
5.1.4. documento: Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos, manuscritos, registros audiovisuais, sonoros, magnéticos e eletrônicos, entre outros.
5.1.5. edição: Todos os exemplares produzidos a partir de um original ou matriz. Pertencem à mesma edição de uma obra, todas as suas impressões, reimpressões, tiragens etc., produzidas diretamente ou por outros métodos, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação.
5.1.6. editora: Casa publicadora, pessoa(s) ou instituição responsável pela produção editorial. Conforme o suporte documental, outras denominações são utilizadas: produtora (para imagens em movimento), gravadora (para registros sonoros), entre outras.
5.1.7. monografia: Item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas.
5.1.8. publicação periódica: Publicação em qualquer tipo de suporte, editada em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/ou cronológicas, e destinada a ser continuada indefinidamente.
5.1.9. referência: Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual.
5.1.10. separata: Publicação de parte de um trabalho (artigo de periódico, capítulo de livro, colaborações em coletâneas etc.), mantendo exatamente as mesmas características tipográficas e de formatação da obra original, que recebe uma capa, com as respectivas informações que a vinculam ao todo, e a expressão “Separata da”, em evidência. As separatas são utilizadas para distribuição pelo próprio autor da parte, ou pelo editor.
5.1.11. subtítulo: Informações apresentadas em seguida ao título, visando esclarecê-lo ou complementá-lo de acordo com o conteúdo do documento.
5.1.12. suplemento: Documento que se adiciona a outro para ampliá-lo ou aperfeiçoá-lo, sendo sua relação com aquele apenas editorial e não física, podendo ser editado com periodicidade e/ou numeração própria.
5.1.13. título: Palavra, expressão ou frase que designa o assunto ou o conteúdo de um documento.
5.2. ELEMENTOS E LOCALIZAÇÃO DAS REFERÊNCIAS
A referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, inserem-se elementos complementares. Ambos são retirados do próprio documento ou, não sendo possível, utilizam-se outras fontes de informação, indicando-se os dados assim obtidos entre colchetes [...].
A referência pode aparecer: no rodapé; no fim do texto ou de capítulo; em lista de referências; antecedendo resumos, resenhas e recensões.
5.2.1. elementos essenciais: refere-se a informações indispensáveis ã identificação do documento e estão estritamente vinculados no suporte documental, variando conforme a tipologia.
5.2.2. elementos complementares: são informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterização dos documentos.
5.3. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
Os elementos essenciais e complementares da referência devem ser apresentados em seqüência padronizada. Para compor cada referência deve-se obedecer à seqüência dos elementos, como apresentado nos modelos a seguir apresentados.
As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples (não é espaço 1,5 linha), sendo separadas entre si por espaço duplo.
A pontuação segue padrões internacionais e deve ser uniforme para todas as referências. As abreviaturas devem ser conforme NBR 10522. O recurso tipográfico (negrito, grifo ou itálico) utilizado para destacar o elemento TÍTULO deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento. Isto não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada é o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, com exclusão de artigos (definidos e indefinidos) e palavras monossilábicas.
As referências constantes de uma lista padronizada devem obedecer a única forma: ao optar por elementos complementares, estes devem ser incluídos em todas as referências daquela lista.
5.4. MODELOS DE REFERÊNCIAS
5.4.1. Monografia no todo: Inclui livro e/ou folheto (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário etc.) e trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, entre outros).
5.4.1.1. Os elementos essenciais são: autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação.
5.4.1.2 Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.2. Monografia no todo em meio eletrônico
Inclui os mesmos tipos indicados em 1 em meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.).
5.4.2.1. As referências devem obedecer aos padrões indicados para os documentos monográficos no todo, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico.
5.4.2.2. Quando se tratar de obras consultadas online também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em: opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.
Nota – Não se recomenda referenciar material eletrônico de curta duração nas redes.
5.4.3. Parte de monografia
Inclui capítulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra, com autor(es) e/ou título próprios.
5.4.3.1 Os elementos essenciais são: autor(es), título da parte, seguidos da expressão “In:”, e da referência completa da monografia no todo. No final de referência deve-se informar a paginação ou outra forma de individualizar a parte referenciada.
5.4.3.2. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.4. Parte de monografia em meio eletrônico
As referências devem obedecer aos padrões indicados para partes de monografias, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquete, CD-ROM, online etc.).
5.4.5. Publicação periódica
Inclui a coleção como um todo, fascículo ou número de revista, número de jornal, caderno etc. na integra, e a matéria existente em um número, volume ou fascículo de periódico (artigos cientificos de revistas, editoriais, matérias jornalísticas, seções, reportagens etc.).
5.4.5.1. Publicação periódica como um todo
A referência de toda a coleção de um título de periódico é utilizada em listas de referências e catálogos de obras preparados por livreiros, bibliotecas ou editoras.
5.4.5.1.1. Os elementos essenciais são: título, local de publicação, editadas de inicio e de encerramento da publicação, se houver.
5.4.5.1.2. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.5.2. Partes de revista boletim etc.
Inclui volume, fascículo, números especiais e suplementos, entre outros, sem título próprio.
5.4.5.2.1. Os elementos essenciais são: título da publicação, local de publicação, editora, numeração do ano e/ou volume, numeração do fascículo, informações de períodos e datas de sua publicação.
5.4.5.2.2. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.5.3. Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc.
Inclui partes de publicações periódicas (volumes, fascículos, números especiais e suplementos, com título próprio), comunicações, editorial, entrevistas, recensões, reportagens, resenhas e outros.
5.4.5.3.1. Os elementos essenciais são: autor(es), título da parte, artigo ou matéria, título da publicação, local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, quando se tratar de artigo ou matéria, data ou intervalo de publicação e particularidades que identificam a parte (se houver).
5.4.5.3.2. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.5.4. Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico
As referências devem obedecer aos padrões indicados para artigos e/ou matéria de revista, boletim etc., de acordo com 5.3, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.).
5.4.5.5. Artigo e/ou matéria de jornal
Inclui comunicações, editorial, entrevistas, recensões, reportagens, resenhas e outros.
5.4.5.5.1. Os elementos essenciais são: autor(es) (se houver), título, título do jornal, local de publicação, data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente. Quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data.
5.4.5.5.2. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.5.6. Artigo e/ou matéria de jornal em meio eletrônico
As referências devem obedecer aos padrões indicados para artigos e/ou matéria de jornal, de acordo com 5.5, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.).
5.4.6. Evento como um todo
Inclui o conjunto dos documentos reunidos num produto final do próprio evento (atas, anais, resultados, proceedings, entre outras denominações).
5.4.6.1. Elementos essenciais
Os elementos essenciais são: nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização. Em seguida deve-se mencionar o título do documento (anais, atas, tópico temático etc.), seguido dos dados de local de publicação, editora e data da publicação.
5.4.6.2. Elementos complementares
Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.6.3. Evento como um todo em meio eletrônico
As referências devem ser obedecer aos padrões indicados para evento como um todo, de acordo com 6.1 e 6.2, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.).
5.4.7. Trabalho apresentado em evento
Inclui trabalhos apresentados em evento (parte do evento).
5.4.7.1. Elemento essenciais
Os elementos essenciais são: autor(es), título do trabalho apresentado, seguido da expressão In:, nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, tópico temático etc.), editora, data de publicação e página inicial e final da parte referênciada.
5.4.7.2. Elementos complementares
Quando necessário acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.7.3. Trabalho apresentado em evento em meio eletrônico
As referências devem obedecer aos padrões indicados para trabalhos apresentados em evento, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.).
5.4.8. Patente
Os elementos essenciais são: entidade responsável e/ou autor, título, número da patente e datas (do período de registro).
5.4.9. Documento jurídico
Inclui legislação, jurisprudência (decisões juridiciais) e doutrina (interpretação dos textos legais).
5.4.9.1. Legislação
Compreende a Constituição, as emendas constitucionais e os textos legais infraconstituicionais (lei complementar e ordinária, medida provisória, decreto em todas as suas formas, resolução do Senado Federal) e normas emanadas das entidades públicas e privadas (ato normativo, portaria, resolução, ordem de serviço, instrução normativa, comunicado, aviso, circular, decisão administrativa, entre outros).
5.4.9.1.1. Os elementos essenciais são: jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas), título, numeração, data e dados da publicação. No caso de Constituições e suas emendas, entre o nome da jurisdição e o título, acrescenta-se a palavra Constituição, seguida do ano de promulgação, entre parênteses.
5.4.9.1.2. Quando necessário acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.9.2. Jurisprudência (decisões judiciais)
Compreende súmulas, enunciados, acórdãos, sentenças e demais decisões judiciais.
5.4.9.2.1. Os elementos essenciais são: jurisdição e órgão judiciário competente, título (natureza da decisão ou ementa) e número, partes envolvidas (se houver), relator, local, data e dados da publicação.
5.4.9.2.2. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.9.3. Doutrina
Inclui toda e qualquer discussão técnica sobre questões legais (monografias, artigos de periódicos, papers etc.), referências conforme o tipo de publicação.
5.4.9.4. Documento jurídico em meio eletrônico
As referências devem obedecer aos padrões indicados para documento jurídico, de acordo com 9.1 a 9.3, acrescidas das informações relativas à descrição fisica do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, on line etc
5.4.10. Imagem em movimento
Inclui filmes, videocassetes, DVD, entre outros.
5.4.10.1. Os elementos essenciais são: títulos, diretor, produtor, local, produtora, data e especificação do suporte em unidades físicas.
5.4.10.2. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.11. Documento iconográfico
Inclui pintura, gravura, ilustração, fotografia, desenho técnico, diapositivo, diafilme, material estereográfico, transparência, cartaz entre outros.
5.4.11.1. Elementos essenciais
Os elementos essenciais são: autor título (quando não existir, deve-se atribuir uma denominação ou a indicação Sem título, entre colchetes), data e especificação do suporte.
5.4.11.2. Elementos complementares
Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.11.3. Documento iconográfico em meio eletrônico
As referências devem obedecer aos padrões indicados para documento iconográfico, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, on line etc.).
5.4.12. Documento cartográfico
Inclui atlas, mapa, globo, fotografia, aérea entre outros. As referências devem obedecer aos padrões indicados para outros tipos de documentos, quando necessário.
5.4.12.1. Elementos essenciais
Os elementos essenciais são: autor(es), título, local, editora, data de publicação, designação específica e escala.
5.4.12.2. Elementos complementares
Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.12.3. Documento cartográfico em meio eletrônico
As referências devem obedecer aos padrões indicados para material cartográfico, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.).
5.4.13. Documentos sonoro no todo
Inclui disco, CD (compact disc), cassete, rolo, entre outros.
5.4.13.1. Os elementos essenciais são: compositor(es) ou intérprete(s), título, local, gravadora (ou equivalente), data e especificação do suporte.
5.4.13.2. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.14. Documentos sonoro em parte
Inclui partes e faixas de documentos sonoros.
5.4.14.1. Os elementos essenciais são: compositor(es), intérprete(s) da parte (ou faixa de gravação), título, seguidos da expressão In: e da referência do documento sonoro no todo. No final da referência, deve-se informar a faixa ou outra forma de individualizar a parte referenciada.
5.4.14.2. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.15. Partitura
Inclui partituras impressas e em suporte ou meio eletrônico.
5.4.15.1. Elementos essenciais
Os elementos essenciais são: autor(es), título, local, editora, data, designação específica e instrumento a que se destina.
5.4.15.2. Elementos complementares
Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.15.3. Partitura em meio eletrônico
As referências devem obedecer aos padrões indicados para partitura, acrescidas das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquete, CD-ROM, online etc.).
5.4.16. Documentos tridimensional
Inclui esculturas, maquetes, objetos e suas representações (fósseis, esqueletos, objetos de museu, animais empalhados, monumentos entre outros).
5.4.16.1. Os elementos essenciais são: autor(es), quando for possível identificar o criador artístico do objeto, título (quando não existir, deve-se atribuir uma denominação ou a indicação Sem título, entre colchetes), data e especificação do objeto.
5.4.16.2. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.17. Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico
Inclui bases de dados, listas de discussão, BBS (site), arquivos em disco rígido, programas, conjuntos de programas e mensagens eletrônicas entre outros.
5.4.17.1. Os elementos essenciais são: autor(es), título do serviço ou produto, versão (se houver) e descrição física do meio eletrônico.
5.4.17.2. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
5.4.17.3. As mensagens que circulam por intermédio do correio eletrônico devem ser referenciadas somente quando não se dispuser de nenhuma outra fonte para abordar o assunto em discussão. Mensagens trocadas por e-mail têm caráter informal, interpessoal e efêmero, e desaparecem rapidamente, não sendo recomendável seu uso como fonte científica ou técnica de pesquisa.
Colaborou: Prof.ª Stela Echeverria

Nenhum comentário:

Postar um comentário